Lesão dos Meniscos

Lesão dos Meniscos

Rate this post

Os meniscos são duas estruturas internas do joelho, formadas por fibrocartilagem, que funcionam como verdadeiros amortecedores. Eles têm papel fundamental na absorção e distribuição das forças e impactos que passam pela articulação, além de contribuírem para a estabilidade do joelho durante os movimentos.

Nem toda lesão de menisco apresenta sintomas. Lesões pequenas, sem instabilidade ou inflamação, muitas vezes passam despercebidas e não causam dor ou outros sintomas.

Lesões maiores, com fragmentos deslocados (luxados) ou associadas a inflamação local (perimeniscite), tendem a ser sintomáticas e provocar limitações importantes.

 

Os sinais mais comuns incluem:

  • Dor localizada na linha articular, entre o fêmur e a tíbia (na parte medial ou lateral, dependendo do menisco afetado);
  • Estalos ou sensação de clique no joelho;
  • Travamento da articulação;
  • Sensação de instabilidade;
  • Inchaço, que pode surgir logo após a atividade ou de forma progressiva.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da lesão meniscal começa com a avaliação clínica e exame físico realizado pelo ortopedista. Para confirmar e detalhar a lesão, o exame mais utilizado é a ressonância magnética, que mostra a integridade da cartilagem e dos meniscos.

 

De acordo com sua causa, as lesões podem ser classificadas em três grupos principais:

 

Lesões traumáticas

 

São agudas, geralmente decorrentes de torção do joelho, muito comuns em esportes de contato. Podem estar associadas a outras lesões, como ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) ou até fraturas. Os padrões mais frequentes são as lesões longitudinais, radiais ou oblíquas.

 

Lesões por fadiga

 

Ocorrem pelo acúmulo de forças repetitivas sobre o menisco ao longo do tempo. Embora a ruptura possa aparecer de forma súbita, ela é resultado de um processo crônico de sobrecarga. São mais comuns as lesões radiais completas ou incompletas.

 

Lesões degenerativas

 

Relacionam-se ao desgaste progressivo do joelho, sendo comuns em pessoas de meia-idade ou idosos. Costumam estar associadas à artrose e, em geral, apresentam padrão horizontal ou complexo.

Tratamento: sempre precisa de cirurgia? Nem toda lesão de menisco exige procedimento cirúrgico.

Nos casos mais leves, o tratamento conservador com fisioterapia, fortalecimento muscular e medicações pode controlar os sintomas e devolver qualidade de vida.

Quando a cirurgia é necessária, o procedimento pode envolver o reparo da lesão ou a remoção do fragmento lesionado (meniscectomia parcial).

 

Lesão alça de balde

 

A lesão em alça de balde é um tipo específico de ruptura do menisco que geralmente ocorre em situações de torção do joelho com carga de peso corporal. Esse mecanismo é típico em esportes que exigem mudanças bruscas de direção, paradas rápidas ou impactos diretos, como no futebol, basquete ou esqui.

Quando o joelho sofre uma rotação sob pressão, o menisco pode se rasgar de forma que um fragmento se desloque para o interior da articulação, assumindo o formato característico de uma “alça de balde”.

Esse movimento anormal costuma acontecer quando o joelho está parcialmente flexionado, como durante a corrida ou no momento de aterrissagem após um salto. Muitas vezes, o paciente relata um estalo audível ou uma sensação súbita de ruptura, seguida de dor intensa e dificuldade para movimentar o joelho.

 

 

 

 

Dr. Arthur Rodrigues

Ortopedista

Especialista em Cirurgia de Joelho

CRM: 25029 RQE: 17260

  • Formação em Medicina na Universidade de Uberaba, MG;
  • Residência em Ortopedia no Hospital das Clínicas da UFG;
  • Especialização em Cirurgia do Joelho no Hospital das Clínicas da UFG;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT);
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ);
  • Atua como especialista em Joelho na Clínica Ortotrauma Samaritano e CRD Medicina Diagnóstica.

 

 

 

Agende sua consulta 

Ortotrauma Samaritano

Whatsapp: (62) 99607-9801

Whatsapp: (62) 3291-3755

Endereço: Rua 237, Qd. 49, Lt. 07, N° 51, St. Coimbra, Goiânia, Go.

 

CRD Medicina Diagnóstica

WhatsApp: (62) 3932-3400

Endereço: Av. Paranaíba, 640 – St. Central, Goiânia, Go.

Dr. Arthur Rodrigues

Dr. Arthur Rodrigues é ortopedista e especialista em joelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo